quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONCEITO FREIRIANO DE EDUCABILIDADE

      A educação tradicional não abre espaço para uma prática pedagógica flexível, não permitindo o desenvolvimento de aulas contextualizadas com a cultura regional e o contexto sócio-histórico do educando, impedindo sua liberdade de expressão e autonomia.
        A educação não-formal diferentemente da formal se preoucpa com a articulação do currículo escolar com a leitura de mundo, trabalhando de forma democrática as relações humanas e sociais.
        É de grande relevância a relação entre a escola e a família, pois contribui para o desenvolvimento integral do educando. Sendo assim a escola deve se preocupar em realizar atividades onde aja envolvimento dos pais e da comunidade dentro e fora do ambiente escolar, propiciando na transformação social e cultural.
        Pensando na educação atual é possível sim realizar uma parceria entre a escola e as organizações não-governamentais, pois essa união enriquece a prática educacional, tornando o espaço escolar mais acessível, inclusivo, democrático e dinâmico.
        O conceito de educabilidade de Paulo Freire nos permite a reflexão sobre sua aplicabilidade no âmbito escolar, possiblitando uma visão ampla e crítica do compromisso da escola, e de sua responsabilidade para com a comunidade.
        Desta forma, para que aja o sucesso educacional é indispensável a formação continuada dos professores, é necessário também a troca de saberes entre o professor e o educador social, valorizando e ampliando seus conhecimentos.

Daiane, Edineusa, Edna e Michele

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